bouquet

R.S.V.P – Descubra a sua importância

Você certamente já ouviu falar em R.S.V.P , sigla da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plait” que em português seria algo como “Responda Por Favor“. A expressão nem sempre é entendida pelos convidados aqui no Brasil ou na maioria das vezes não recebe sua devida importância. O convidado não se lembra de confirmar sua presença para o evento ou não tem a gentileza e o compromisso de fazer isso.

Quando escrevemos nossa lista de convidados, temos uma base da quantidade de pessoas que irão para o nosso evento. Contudo, nem sempre esse número se mantém conforme a lista inicial. A confirmação de presença é importante para sabermos exatamente quantas pessoas irão para a festa, facilitando toda sua organização. Vamos esclarecer melhor isso:

A confirmação passiva, onde os convidados entram em contato para confirmarem sua presença, pode ser feita via telefone, e-mail ou site. A empresa organizadora do evento contratada lhe dará os meios para que isso ocorra. Os dados fornecidos podem ser inclusos no próprio convite, quando todos os convidados da cerimônia também farão presença na recepção (isso em caso de casamentos), ou em forma de tags individuais, presos aos convites dos convidados que participarão da festa.

Aqui vai uma dica

Dentro deste processo é estipulada uma data limite para a confirmação de presença (até uns 20 dias antes do evento) e ao entregar o convite é fundamental que os noivos reforcem ao convidado a necessidade dele confirmar sua presença. A dica é: Comente delicadamente sobre a quantidade de pessoas convidadas, pois infelizmente algumas pessoas entendem que em festas podem-se levar outros amigos, aumentando ainda mais sua lista no dia.

Se a maioria dos convidados não entrar em contato e você quiser realmente saber se eles irão para a festa, há três sugestões a escolher: você mesma pode ligar para aqueles que não confirmaram; você pode considerá-los confirmados mesmo assim, reservando uma mesa para os mesmos; ou combinar com sua Cerimonialista para que ela realize as ligações de maneira ativa, considerando o valor de cada ligação ou já combinado antecipadamente incluso no valor total da contratação.

A confirmação de presença infelizmente não garante que todos os confirmados compareçam ao dia do evento. Podem surgir imprevistos no dia, onde o convidado não conseguirá ir. Por outro lado, também pode haver o comparecimento de mais pessoas fora aquelas que confirmaram. Assim, é sempre importante garantir uma ou duas mesas extras na recepção.

Tagged with:
Postado Em Cerimonial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*