Dias das crianças chegando e é claro que não nos esqueceríamos deles: as damas e os pajens! Ai que lindos!!!

Qual seria a melhor escolha? Quantos devo colocar? Que idade deve ter minha dama? A entrada com um casal é mais bonito? E se eles chorarem e não quiserem entrar na cerimônia? Eles devem se vestir como os noivos?
São tantas as dúvidas que temos quando pensamos na escolha de uma das entradas mais esperadas pelos convidados, óbvio, depois da entrada da noiva né?! rsrs, é sem dúvida: quem entrará com as alianças?

Quando decidimos escolher as damas e pajens para essa função, a primeira coisa a se pensar é: Será uma criança? Que idade ela terá? Ela conseguirá entrar em um corredor com luzes, fotos, muitas pessoas olhando, usando um traje diferente do seu habitual, onde muitas vezes pode incomodar causar certo desconforto, será que isso é uma vontade dela ou apenas uma grande imposição da família? Posso parecer radical quando digo com essas palavras, mas devemos ter ciência de todos os fatores que ocorrerão no dia para que não haja problemas desnecessários, nem correria durante a cerimônia. Tudo deve ser muito bem planejado e a entrada das alianças deve ser um momento muito emocionante!

É aconselhável que as crianças que servirão de damas e pajens tenham mais de 6 (seis) anos de idade, pois compreenderão com mais facilidade suas funções e conseguirão cumprir o papel da melhor maneira, sem maiores problemas.
Crianças de menor idade ficam lindas como damas e pajens, mas deve-se sempre pensar num plano “B” na insistência neste caso, pois toda criança é imprevisível, pode acontecer delas não quererem entrar, chorarem, voltarem correndo para trás ou simplesmente não deixarem colocar o vestido ou o terno.
Em muitos casos há a imposição dos pais, onde a criança nem ao menos entende a finalidade de estar ali vestindo algo tão diferente e os pais quererem a todo custo colocá-los para representar. Como sugestão, vale os noivos explicarem gentilmente a preferência que dão na escolha, partindo para o lado sensato da situação, deixando claro que o não convite não traduz em desagrado aos pequenos.

Tá, mas.. qual é a quantidade correta de Damas e Pajens em uma Cerimônia?

Quanto à quantidade, isso é variável. O clássico é sempre muito mais bonito, um casal ou apenas uma dama ou um pajem para a entrada das alianças fica perfeito! Aqui em nosso Estado, temos o hábito de colocarmos a florista, responsável pelas rosas das madrinhas e mães. Esta, sem dúvida precisa ser mais velha, pois será ela a responsável em entregar o botão de rosa à noiva para o cumprimento final. Tudo que é em excesso faz mal! Muitas entradas com várias coisas para várias damas e pajens perde o significado e deixa tudo muito forçado, o tempo de cerimônia se prolonga e os convidados se cansam. Algumas igrejas têm limitado o número de entradas, exatamente por esse motivo. Entretanto, há também as cerimônias tradicionais ao estilo real, onde se usa muitas damas e pajens, mas todos entram em uma única entrada e formam um grupo muito elegante.

Falaremos mais pra frente sobre a escolha das roupas das damas, pajens e florista! Esse é um assunto muito agradável de conversarmos e há muito o que se falar e ver!

Nos vemos em breve! Muito obrigada pelo seu acesso! 😉

💬Posso ajudar?
Escanear o código